terça-feira, 3 de janeiro de 2017

(Tópico) Transtorno de Ansiedade - Como lidar?

Eu não sou Psicóloga. Na verdade, estou muito longe disso. Mas nada melhor do que uma pessoa que tem esse problema, pra falar o que realmente sente e tentar ajudar pessoas que também sofrem do mesmo.

Uma pintura famosa que descreve bem a ansiedade.


No dia trinta e um, na minha postagem de ano novo, falei um pouco sobre a minha vida. Como o blog é sobre o que eu mais gosto, também falarei aqui um pouco sobre a minha ansiedade pois esse é um fato que deve ser compartilhado, e não guardado. Algumas ações de uma pessoa com ansiedade podem se tornar estranhas e você pode não entender o que se passa na cabeça dela, assim como pode achar que essa pessoa é fria ou antipática.

É por essas e outras que hoje irei explicar algumas coisas sobre ansiedade, algumas dificuldades que nós encontramos.

Lembrando: não ache que você tem transtorno de ansiedade sem antes ir a um psicólogo. Não aceite diagnósticos da internet. Alguns sintomas da ansiedade são sérios, e devem ser verificados.


O que é  Transtorno de Ansiedade? 

O transtorno se caracteriza por um conjunto se perturbações mentais, tais como a própria ansiedade, e o medo. Só se torna transtorno, depois que sua ansiedade já está em nível avançado, ou seja, os sintomas passam a ser mais graves, tais como:

- Ritmo Cardíaco Acelerado
- Tremores
- Pânico 
- Agorafobia
- Insônia
- Inquietação 
- Sensibilidade a barulhos
- Se assusta com mais facilidade

Atenção: Não se deve confundir ansiedade com Depressão. Os sintomas são desconfortáveis, mas antes de tudo, consulte seu psicólogo, oncologista, ou cardiologista. Algumas doenças cardíacas e de tireoide podem acabar desencadeando um transtorno de ansiedade, mas não se engane, procure um médico se você apresenta tais sintomas.



Dificuldades: 


Pessoas como eu, que apresentam o transtorno de ansiedade, tendem a ser muito reclusas e se expressam de forma diferente. Irei apresentar algumas dificuldades que sofremos.


As pessoas não sabem que você têm Transtorno de Ansiedade. 

Como eu havia dito, algumas pessoas tendem a se relacionar diferentes das outras. Algumas nem gostam de dizer que convivem com este transtorno, por medo ou até por vergonha.
A dificuldade se de expressar é tremenda e isso te afastando de alguma forma.

A maioria das pessoas não leva o transtorno a sério. 

Talvez a maior dificuldade que eu, particularmente, encontro. Quando você diz que sofre de ansiedade, todos a sua volta te perguntam: "Mas você está preocupado com o quê?", ou até, "Você não vai a canto algum pra ficar ansioso, então porque achar que tem transtorno?'
Entendam: ficar ansioso por alguma coisa, é diferente de ter transtorno de ansiedade. Por isso temos vergonha de falar que convivemos com isso.

Dias Nublados. 

Como em qualquer transtorno, a ansiedade também têm as suas crises. Eu chamo as minhas crises de Dias Nublados. Por mais que o sol esteja batendo na minha janela, o meu dia parece estar escuro. Isso é muito ruim, e cada pessoa lida de um jeito.

Ninguém parece acreditar. 

Quando você acorda mal devido a uma noite de insônia, as pessoas preferem acreditar que você dormiu tarde porque foi fazer alguma coisa do que acreditar que você simplesmente não conseguiu dormir.

Pensamentos ruins. 

Assim como a depressão, a ansiedade quando não tratada, pode chegar a um nível maior, levando ao Transtorno de Ansiedade Generalizada. Quando isso acontece, pensamentos ruins começam a se formar dentro de sua mente, e isso causa muito desconforto, pois você não consegue desviar desses pensamentos tão fácil assim.



Como lidar? 


Por muito tempo eu gostei de esconder que minha ansiedade alcançava um nível tremendo. Sim, eu gostava. Pois preferia não me magoar com pessoas dizendo que isso era besteira.

Não, isso não é besteira. Entendam uma coisa: quando uma pessoa está doente, você faz de tudo pra essa pessoa ficar melhor não é mesmo? Então porque se uma pessoa está com ansiedade você prefere dizer que isso não passa de uma fase.

Ansiedade não é uma fase. Ansiedade existe. Ela convive comigo, e convive com muitas pessoas pelo planeta.

Então ao invés de contrariar uma pessoa porque você não tenta ajudá-la? Isso é tão difícil assim?

Pessoas com ansiedade têm mais dificuldade de realizar tarefas, pois ela simplesmente vive com medo. Eu digo isso por mim mesma. Viver com ansiedade não é uma coisa muito legal.

Imagine você ter que acordar em seus Dias Nublados, ter que aturar certos fatos, e vários tipos de gente dizendo que isso é drama.

Por favor, parem de tratar transtornos mentais como drama!!!

Eu digo isso como um desabafo! Parem de pensar que isso é uma simples fase! Isso não é uma fase, isso é real! Se eu não durmo com medo de não acordar, é porque eu tenho um motivo, eu tenho ansiedade! Se eu saio de casa com medo de ser atropelada, ou de acontecer alguma coisa comigo, não é uma besteira, isso é ansiedade! Se eu converso com você e não olho nos seus olhos, não é porque eu não quero, é por que eu fico desconfortável e prefiro ficar olhando pros lados! Se eu sinto uma dor no coração ou uma palpitação, não é porque eu estou morrendo, mas é porque eu tenho ansiedade! Se eu sinto um músculo da perna ou dos olhos tremendo, não é porque eu trabalhei muito, é porque eu estou estressada comigo mesma. Eu tenho ansiedade!

Não trate isso como um drama, não trate isso como uma besteira.

Por que vocês continuam insistindo em tratar a ansiedade como uma coisa simples? Por que quando eu digo que não acordei bem, vocês ficam insistindo pra eu tomar um chazinho que passa?

Existem remédios pra ansiedade, como antidepressivos e betabloqueadores. Mas a melhor maneira de se lidar com isso, é estando de bem com a vida.

Preocupações sempre vão existir, e a ansiedade é inevitável. Mas você que convive com uma pessoa que sofre deste transtorno, procure se informar um pouco mais, procure levar a sério.

Eu já tive muitas decepções na vida e muitas perdas, que acabaram desencadeando em uma depressão e logo após o meu transtorno. Por várias vezes eu procurei um psicólogo e eu não tenho vergonha de dizer isso. Ir a um psicólogo é a forma mais inteligente de tratar o seu transtorno e qualquer perturbação. Por isso, procure um psicólogo, para conversar, ele vai te guiar da maneira certa.

Mas antes de tudo, sinta-se bem consigo mesmo.

Hoje é um dos meus Dias Nublados. E é exatamente nesses dias que eu tenho mais vontade de desabafar, mas prefiro ficar calada. São esses dias que os pensamentos ruins vêm. Acreditem, eu já tive muitos pensamentos ruins, já pensei se valia a pena viver e continuar aguentando todo esse sufoco.

Não pense que isso foi de um dia pra noite.

Eu já tive meus momentos de crise muito forte, coisas que eu prefiro nem falar por aqui, que não trariam nada de bom para vocês. Mas com ajuda de Deus, da minha família, e do meu namorado eu consegui vencer essa batalha contra esses pensamentos ruins.

Hoje eu ainda convivo com Transtorno de Ansiedade, e confesso que pensamentos ruins nunca vão deixar de existir. Mas hoje eu tenho a certeza de que estou protegida.

Então, se você têm tal transtorno, procure principalmente, se conhecer. Aproxime-se mais de Deus e ame mais as pessoas. Ore, pois como diz a bíblia, o amor de muitos se esfriará, e eu tenho certeza de que esse tempo já chegou, por isso alguns riem enquanto você diz que sofre desse problema. Por que o amor se esfriou, a preocupação e a comunhão são sentimentos raros hoje em dia.

Não sinta vergonha em se expressar. Primeiramente, ore para que Deus ilumine a sua vida e os seus pensamentos, e que nada de mal possa te acontecer, que você não possa fazer mal a si mesmo, e nada de que você possa se arrepender depois.


Como posso conviver com uma pessoa que sofre de Transtorno de Ansiedade? 


Simples. Assim como em qualquer outro problema psicológico ou transtorno, tenha paciência com a pessoa. Não diga que ela está sendo dramática ou exagerada. Converse com ela sobre as coisas que ela mais gosta, não a irrite, isso só vai piorar as coisas.

Pequenos gestos vão facilitar o seu convívio.

Simplesmente, aja com naturalidade e simpatia. Trate a pessoa como você gosta que te tratem. Eu tenho certeza de que quando você está com dor, não quer que ninguém aperte a sua ferida.

Pessoas com transtorno de ansiedade são muito perceptivas, certamente se você for gentil, ela vai guardar essa sua personalidade e vai se agradar ainda mais com você. Lembre-se: se a pessoa estiver passando pelo Dia Nublado e quiser ficar um pouco só, deixa-a sozinha. Se ela precisar de ajuda, ajude-a. Você vai perceber que os Dias Nublados vão ficar bem menos frequentes.

Brigas e desentendimentos sempre vão acontecer, isso é inevitável. Mas tente não distribuir frieza gratuita todos os dias.





Bom, espero ter esclarecido algumas coisas. Se você sofre do mesmo transtorno que eu, não seja teimoso(a), procure ajuda. Desabafe quando for preciso, não fique guardando todo o sofrimento, isso só piora a situação. Se sua família não aceita ou acha que isso é besteira, não espere que os pensamentos ruins apareçam, procure ajuda.
Estarei aqui pois eu também sofro com ansiedade, e sei bem do que se trata. Não, eu não sou psicóloga, mas uma conversa ajuda muito e um abraço é a forma mais confortável de se sentir bem.

Espero que tenham gostado. Se você vive com uma pessoa ansiosa, tente primeiramente entendê-la antes de julgá-la.

Não vou pedir para comentar ou compartilhar o post, já que é mais um relato do que um entretenimento. Mas se você quiser comentar, sinta-se totalmente livre, eu gosto muito quando vocês comentam. :)

Forte abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©