segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

(Tópico) Livros Distópicos.

Pra começar o ano com estilo, falarei de um gênero que particularmente amo e me fascina. Estou falando de distopias, futuros em que uma hierarquia nova renasce e só os fortes têm vez.
E não, não estou falando de grandes best-sellers como Jogos Vorazes ou Divergente - que na minha opinião, não me agradaram muito.

Desta vez, falarei de três livros que tenho um enorme carinho, e que são distopias.


1- Fragmentados




Em Fragmentados, o mundo que nós conhecemos não é tão diferente, mas as regras mudam o modo de viver da sociedade.

Basicamente, houve uma guerra política e civil que tinha dois lados: O pró-vida e o pró-escolha. Para acabar de vez com a guerra, uma série de leis foi criada, para agradar a ambos os lados. Esta lei ficou conhecida como Lei da Vida.

A Lei da Vida consistia em que dos 13 aos 18 anos, os pais tinham a escolha de abortar retroativamente uma criança, ou seja, ela seria dada para o governo, e a Fragmentação seria feita. mas o processo de Fragmentação não era lá uma coisa tão legal. O procedimento era feito com a pessoa acordada, enquanto todos os seus órgãos e sangue eram retirados e dados para a doação. (Calma, a anestesia tinha que ser dada, é claro.)

Isso facilitava a vida de algumas pessoas, e o transplante de órgãos se tornara muito comum e eficaz para várias doenças.

O livro tem sua narrativa em segunda pessoa e cada capítulo conta um pouco dos três protagonistas: Connor, Risa e Lev.

Connor é filho de uma família comum, tem 16 anos e é o típico jovem problema. Isso faz com que os seus pais assinem a ordem de Fragmentação. Ao descobrir, imediatamente Connor foge de casa, não aceitando o fato de que seus pais haviam o mandado assim para a fragmentação.

Risa é uma pianista, de 15 anos e vive em uma Casa Estatal. Casa Estatal são casas que o governo promove para crianças de rua, que não tem condições. Ela pensava que estaria salva, e que seu dom de tocar piano a salvaria. Mas não foi isso que aconteceu. Após uma má apresentação, o diretor da Casa a chama para uma conversa, explicando que ela seria fragmentada. Ao contrário de Connor, Risa não aceita, mas não foge de seu destino, ficando muito deprimida.

Lev, é um décimo filho de uma família religiosa, e como décimo filho, ele seria oferecido como dízimo, ou seja, como um sacrifício para Deus. Práticas assim eram comuns e tanto a família, como Lev, se orgulhavam disso.

Temos os três protagonistas apresentados, agora só resta o encontro.

Durante a fuga de Connor, ele acaba causando um tumulto enorme, se encontra com Lev e o trás consigo, e em seguida causa um acidente no ônibus que Risa estava sendo levada, a trazendo consigo também. Risa é muito calma, e Lev é muito nervoso. O tempo todo, o garoto não aceita que fugiu da fragmentação, e sempre se vangloria que era um dízimo e que seria fragmentado para Deus.

A temática é bem pesada, como também alguns fatos que acontecem nesse cotidiano, como a história de um garoto que foi fragmentado e a família se arrependeu disso, desde então os pais procuram as partes do garoto e sequestram essas pessoas para que eles possam ter seu filho novamente.

Como também a história de um garoto companheiro de Connor, que recebeu o transplante de cérebro de um jovem ruim e que gostava de roubar coisas, e isso causava uma tremenda confusão em sua cabeça, o fazendo ter algumas crises e querer roubar coisas também, além dele sempre falar que escutava a voz do garoto todas as vezes que as crises começavam.

Fragmentados, é um livro muito bom, e o final é de emocionar qualquer um e fazer a pessoa refletir.

Todos os personagens tem suas motivações e ilusões, mas o que aconteceria se você soubesse que todos os seus órgãos e membros seriam retirados, e todos dissessem que você continuaria vivo, só que fragmentado?

Alguns fatores fogem da capacidade sã, e faz você pensar sobre se isso realmente daria certo, aliás, as taxas de doenças seriam praticamente nulas. E então? O que você acha?



2 - Silo



Capa brasileira e portuguesa de Silo.



Silo se passa em um cenário pós-apocalíptico, diferente de Fragmentados que já reconstituiu um mundo novo depois da guerra.

O mundo está acabado, depois de uma guerra nuclear, e todos os humanos que restaram, moram em um Silo subterrâneo, que tem as suas regras. A cada crime cometido, há uma punição, e se o seu crime for muito grave, você é condenado à chamada, Limpeza.

A única vista que se tem da terra acima do silo, é por grandes janelas de vidro temperado e muito grosso. A Limpeza, consiste na remoção da sujeira dessas janelas, que com o tempo ficam com resíduos de poeira. Só que ao invés do indivíduo voltar para dentro do silo, ele fica fora enquanto aguentar, e morre com os gases tóxicos da bomba nuclear que ainda comprometem o oxigênio, dificultando a moradia fora do silo.

Os personagens são aos poucos apresentados, até chegarem na principal, que se chama Juliette.

O silo é um lugar que como em toda outra sociedade, têm suas divisões de trabalho. Há vários departamentos, entre eles, os que se destacam, é o de Investigação e o de TI. Os departamentos mais manuais e menos respeitados, ficam nos andares mais subterrâneos, enquanto os mais importantes ficam nos andares menos profundos.

Juliette trabalha no último nível do Silo, consertando máquinas e arrochando parafusos. Com a morte da prefeita, ela é elegida a ser a nova investigadora, já que o anterior foi mandado para a Limpeza. Juliette é uma personagem forte e tem seus princípios, não se deixando levar por ninguém. Ela é muito astuta e esperta.

Com muita conversa, Juliette aceita o pedido de ser investigadora e sobe para o primeiro nível do Silo, onde ela terá que lidar com uma sociedade mais opressora e menos carinhosa, além do departamento de TI, que a todo momento parece esconder algo de todos.

Mas ao mesmo tempo que Juliette é astuta, ela também é curiosa e corajosa. Isso a faz perceber que as janelas do Silo parecem não mostrar a realidade do que está lá fora. Ela é mandada para a Limpeza voluntariamente, e se arrisca a descobrir o que há do lado de fora.







As pessoas mandadas para a Limpeza, vestem um traje feito pela TI, isso faz com que Juliette desconfie ainda mais de tudo.

O livro é longo, e o autor demora um pouco para chegar em seu objetivo, mas isso não é problema. A riqueza de detalhes é muito importante, principalmente num universo onde você cria.

O Silo é descrito como o lugar menos espaçoso possível, afinal, todos estão no subterrâneo. Quem tem claustrofobia, com certeza não vai apreciar a leitura de Silo, a não ser que realmente se interesse pela história. Além de tudo isso, o Silo não é lá muito moderno, ou seja, a passagem de um andar para o outro, é por uma escada de ferro e aço tremendamente enorme que faz com que as pessoas possam subir e descer. Nada de elevador. Muitas dores nas pernas. 

O autor faz um bom trabalho em fazer você se sentir no ambiente, e isso é muito interessante.

Não tem uma temática tão pesada quanto Fragmentados, mas vai te garantir muitas horas de especulações e conversas boas.

Eu não poderia descrever o final sem falar que ele é surpreendente.



3 - Legend






Legend é uma trilogia, formado posteriormente por Prodigy e Champion. Sim, os títulos não foram traduzidos quando foram editados na versão brasileira e eu achei isso muito bom, por dar um pouco mais de destaque ao livro.

Como em Fragmentados, Legend se passa depois de uma guerra, e vários eventos catastróficos do planeta, como tsunamis, que dizimaram partes de alguns países como Brasil, Estados Unidos e uma parte do continente europeu e uma misteriosa doença que continua afetando a humanidade, que faz com que a pessoa sangue até a morte.

A sociedade de Legend é totalmente militar. Os jovens são treinamos desde cedo para serem militares.

O livro se passa no antigo Estados Unidos, que agora se chama República, e todas as pessoas que moram lá são conhecidas como Patriotas. Aos 10 anos de idade, as crianças são submetidas a uma prova, e esta prova vai definir o que ela será a partir dali, (Não é muito diferente de Enem) mas os que não alcançarem a pontuação mínima, serão exilados da alta sociedade.

June, é uma garota prodígio, que mora com seu irmão Metias, devido a seus pais terem morrido anos atrás. June e seu irmão alimentam uma relação muito boa, mas tudo isso é desequilibrado quando June recebe a notícia de que Metias foi morto em um ataque a um hospital.

O principal suspeito é o impiedoso e esperto ladrão, Day. Ele é muito conhecido na República, mas em nenhum momento ninguém conseguiu prendê-lo.

O livro te prende do início ao fim, e como é uma trilogia, você fica querendo mais e mais.

Os personagens são centrados, mas totalmente o oposto um do outro. A trama começa quando June se infiltra na zona mais pobre da cidade para conseguir prender Day. Mas o encontro com Day não sai como ela esperava, e ao invés dela ver em Day, um homem ruim, ela vê um jovem pobre que tenta ajudar a família, e isso acaba confundindo os seus sentimentos por ele, ao mesmo tempo em que ela percebe que a morte do seu irmão esconde muitos segredos que não envolvem somente Day.

Diferente de tudo, Legend não só conta a história dos dois, mas de como a sociedade se tornou fria perante as pessoas necessitadas. Longe de ser um Jogos Vorazes da vida, Legend é muito mais do que isso, pois mostra muito mais do que só adolescentes lutando em uma arena até a morte.

A autora do livro, Marie Lu, tem uma escrita direta e se destaca pela sua criatividade e também riqueza nos detalhes, mas o que eu mais apreciei, foram os diálogos.

Ao contrário de outras distopias que conseguem se destacar pelo romance - como Divergente - os personagens são mais, digamos que, reais. Os sentimentos se confundem, eles não perdoam tão fácil assim e agem mais como adultos maduros do que como adolescentes frágeis.

Todo o contexto militar favorece esses fatores.

Logo mais, farei um especial de Legend e explicarei com mais detalhes, do que a história vai se tratar, explicando todos os livros e dando mais foco a ele.



Bem, espero que tenham gostado deste tópico. Digam nos comentários qual foi o livro que vocês mais se interessarem e se vocês já leram algum deles! :)
Se a sua opinião for diferente da minha quanto a algum livro aqui apresentado, sinta-se livre para falar também.

Qual livro ou filme você deseja que eu comente por aqui? Podem deixar nos comentários.

Forte abraço, e até mais!



mais?

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©