sábado, 31 de dezembro de 2016

Precisamos falar sobre 2016.

2016. Já perdi as contas do quanto ouvi e vi pessoas dizendo que este foi o pior ano da vida delas, o pior ano pra economia, o ano com mais desastres e mais mortes. Ao mesmo tempo, me sinto culpada, pois, pra mim, 2016 foi um ano razoável, enquanto para outros foi terrivelmente ruim.

Vou lhe contar um pouco do meu 2016 e logo após, chegarei a uma conclusão de tudo isso.




Em 2015 eu terminei meus estudos de colégio, ou seja, muitas despedidas no começo do ano. Já comecei "bem". Vi a maioria dos meus 'amigos' indo para a faculdade e como sempre, eu esperei o resultado do Sisu em Fevereiro.

Com o resultado, uma surpresa. Não havia passado.

Talvez um tiro doeria menos.

Como uma pessoa que estuda três anos seguidos e se dá o máximo, acaba não passando na faculdade que deseja? Tive que me contentar com mais um ano estudando em casa. Cursinhos? Nem pensar. Tinha que fazer isso sozinha, por conta própria. Apesar de ter tido oportunidade pra tudo isso, mas simplesmente não quis estudar em cursinho.

Março veio com uma notícia muito boa, pra compensar a minha maré de azar por não ter passado na universidade. Meu livro havia sido aprovado pela editora que eu tinha mandado o original. Foi uma boa notícia, é claro. Mas um livro não é de graça, muito menos 250 que eu tinha que comprar, dos 1000 que iam ser distribuídos pelo Brasil.

Mais algumas decepções, algumas surpresas, e pessoas que eu nem sequer conhecia apareceram na minha vida e me ajudaram a realizar meu sonho de ser escritora.

Livro pronto, agora era só esperar.

Abril. Mês da páscoa. Muito chocolate, muita gordura.

Maio. Alguns aniversários. Estudando muito. Nada mudou. Minha ansiedade começou a acender o alerta de 'por favor, relaxe'. Mas eu nem relaxei.

Estudando tanto, tendo tanto estresse, cheguei em um ponto em que eu mal conseguia dormir. Fiquei assim, esperando Outubro chegar, para enfim, eu parar com os estudos e descansar um pouco.

Descansar? Haha. O livro estava chegando, a ansiedade começou novamente e veio muito forte.

Comecei a ter medo da noite. Comecei a ter medo de morrer. Pensamentos ruins se passavam pela minha cabeça e eu só conseguia dormir depois das quatro da manhã. Só quem já lidou com ansiedade sabe o que eu estou falando.

Eu já nem tinha unhas pra roer, e notícias como morte de ator fulano de tal, ou de time fulano de tal só aumentavam mais ainda o meu medo e minhas palpitações.

Pra quem não sabe, eu tenho um problema comum no coração, chamado PVM, ou Prolapso da Válvula Mitral. É um pequeno defeito congênito - ou seja, eu já nasci com isso - que faz com que uma das minhas válvulas do coração, não feche corretamente, e quando isso acontece, uma dor aguda é sentida. Pessoas com este tipo de problema, podem facilmente desenvolver síndrome de pânico e crises bem fortes de ansiedade. Foi basicamente isso que aconteceu comigo.

Mas não se preocupe. O prolapso não vai me matar, isso é muito comum. Mas lidar com ansiedade foi muito difícil.

Novembro chegou e com ele, o lançamento do meu livro. Fora o único evento em que eu pude sentir que eu estava viva. Durante todo o ano de 2016, até a chegada de Novembro, eu estava somente respirando, me preocupando e com a minha ansiedade em níveis altíssimos.

Após o lançamento, mais eventos. Consegui dormir direito em Dezembro.

Ainda assim, estou aqui, dia trinta e um, viva.

O que quero dizer com isso, é que, não importa o quanto o seu ano foi ruim, não importa quantas pessoas morreram ou deixaram de morrer, não importa se você simplesmente não fez nada, ou se fez mais do que deveria. Você está vivo.

Você têm a chance de melhorar e de ser uma pessoa melhor próximo ano.





Se 2016 foi ruim, não se preocupe, 2017 pode ser bem melhor. Basta você ser melhor também.

Eu consegui ajuda para a minha ansiedade com meu namorado, com amigos da igreja dos quais eu havia me afastado, e que não precisaram fazer nada. Eu só aprendi a olhar o mundo com outros olhos, aprendi a apreciar cada momento com uma certa felicidade.

Hoje, eu não tenho mais medo de morrer, porque eu sei que não vou. Minha hora ainda não chegou. Mas se você sofre de ansiedade e precisa de ajuda, simplesmente procure ajuda. Não siga o meu exemplo. Não seja teimoso(a) e fique parado em um canto esperando que as coisas simplesmente melhorem. Nada vai melhorar se você não fizer com que melhore.

Ame-se. Seja a pessoa que você quer ser.

Que em 2017, você possa ser voluntário em projetos para ajudar pessoas carentes, ou pacientes de hospitais. Que você possa adotar um cãozinho de rua ou ajudar abrigos de animais. Que você possa passar mais tempo com a sua família e ajudá-la no que for preciso. Sair da sua zona de conforto. Ajudar um necessitado. Agradecer pelo o seu emprego ao invés de só reclamar. Agradecer pela sua comida ao invés de fazer cara feia porque "hoje só tem lasanha". Seja mais amigo de Deus.

Que você possa viver, ao invés de só existir. 

Eu posso não te conhecer, nem ao menos ter falado contigo, ou eu posso ser simplesmente a pessoa menos próxima possível de você, mas eu te desejo um maravilhoso ano novo.

Com este pequeno texto eu gostaria de passar a você, que você pode se superar. Você tem a capacidade. Você é incrível.

Saiba que se você quiser ser uma pessoa melhor no ano que está por vir, você vai ser. Basta fazer por onde.

Espero ter ajudado de alguma forma. Não fique traumatizado com 2016, eventos catastróficos acontecem e nunca vão deixar de existir. Mas você está vivo, e isso é importante, mesmo que você não ligue muito pra isso. E se você também sofre ou já sofreu com crises de ansiedade, sinta-se à vontade para relatar aqui no blog, caso queira. Estamos aqui para sermos amigos e nos ajudarmos. :D


Um feliz ano novo para cada um de vocês!


Um forte abraço.




Chuvinha de São João pro Ano Novo, huahuaha.



Nenhum comentário:

Postar um comentário


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©