sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

(Tópico) Filmes Found Footage

Sabe quando você vai pra aquela casa nova, desce no porão e encontra aquela fitas nada suspeitas com títulos bem chamativos, ou até, quando você vai fazer uma viagem e grava todo o percurso para documentar mais tarde (se houver mais tarde)?

Este tipo de filme, se chama Found Footage, e normalmente requer um baixo orçamento para ser feito. Neste gênero do Terror, as principais características presentes são: uma câmera de qualidade ótima, elenco desconhecido, e uma boa trama.

Nem sempre os filmes found footage são de terror, mas a grande maioria conta com histórias assustadoras. Neste tópico, irei falar sobre seis filmes deste gênero maravilhoso.



6 - A Bruxa de Blair




Um clássico do estilo Found Footage.

Bruxa de Blair conta a história de três jovens amigos que desaparecem na floresta de Maryland, após estarem documentando uma antiga lenda sobre A Bruxa de Blair, que supostamente assombrava o local. O filme borrou as calças de muita gente no cinema, e uma grande característica dele, é a atuação do elenco, se tornando quase real.

Como havia falado antes, este tipo de filme confunde e faz a gente ficar com a pulga atrás da orelha, se perguntando se aquilo é realmente verídico.

Os diretores, Eduardo Sánchez e Daniel Myrick utilizaram de várias artifícios para o filme se tornar um sucesso. Como por exemplo, deixar os atores na floresta abandonada passando fome e levando eles ao limite, colocando objetos assustadores pelo caminho, e fazer os pobres atores ficarem realmente assustados. Por isso a atuação deles beira a perfeição, por que eles realmente estavam passando por momentos delirantes.



5 - Chernobyl: Sinta a Radiação



Apresentando a história de cinco jovens viajando pela Europa e decidindo visitar a Rússia, Chernobyl surpreende e dá arrepios em algumas partes.

O terror vai além do psicológico, e eu até me arrisco a dizer que o filme não é um fracasso total assim, apesar de muita gente falar que não gostou dele. Já estou acostumada a assistir filmes cuja maioria não gosta.

Mas enfim, todos sabem que a usina nuclear de Chernobyl explodiu a muitos anos atrás, por isso, o ambiente e tudo o que lá se encontrava, foi modificado. Mas o que você faria se soubesse que ainda existem "pessoas" morando por lá?

O filme é bem original, e não é qualquer diretor que se arrisca a ir até Pripyat, e levar todo o elenco junto. Cheio de cenas apavorantes e recheado de mistério.



4 - Amizade Desfeita (Unfriend)


É incrível como alguns filmes te prendem, mesmo que eles sejam bem curtinhos. Este é o caso de Amizade Desfeita. O filme dura pouco mais de uma hora e passa muito rápido.

O filme todo se passa numa conversa de Skype, onde vários amigos se juntam para conversar, até que uma pessoa misteriosa entra na conversa e começa a revelar segredos sujos de cada um deles. Anos atrás, uma garota chamada Laura Barns se suicidou após ter um vídeo constrangedor seu colocado na internet. Então, com todos os acontecimentos, o grupo começa a desconfiar de que a pessoa misteriosa que está fazendo um jogo psicológico com eles, seja a própria Laura em busca da sua vingança.

Como eu disse, é um filme curtinho, mas que você fica curioso pra saber no que vai dar o final. Novamente, com um elenco totalmente desconhecido, Amizade Desfeita mostra que algumas coisas do passado nunca desaparecem.

3 - The Den


Esse filme não é tão conhecido, mas vale a pena assisti-lo, vale muito a pena mesmo.

O filme conta a história de Elizabeth, uma estudante que está fazendo um projeto de comunicação, utilizando um aplicativo semelhante ao Omegle. Ela se conecta com várias pessoas do mundo, em várias situações legais e não tão legais assim. Mas eis que durante essas conversas de chat, ela se depara com uma mulher amordaçada, sendo torturada por uma figura de máscara.

A partir deste momento, Elizabeth começa a ser perseguida pelo mascarado e deve descobrir até onde aquilo tudo vai dar.

O interessante do filme, é que ele trata da Deep Web, e dos famosos Snuff Videos, onde pessoas são torturadas ao vivo nos sites da camada obscura da internet.

The Den mostra os perigos da internet, e mostra também que existem pessoas por aí que gostam de ver toda a tortura de gente desconhecida. É tenso, muito tenso, mas foi talvez o melhor filme que já assisti nesse estilo conversa de bate papo. Posso dizer que nesse quesito, The Den supera Amizade Desfeita, por mostrar mais a realidade.


2 - The Bay



Um filme para estômagos fortes.

Lá estava eu, procurando filmes na Netflix quando achei essa obra prima. The Bay te confunde por parecer um documentário, e sim, eu realmente fiquei assustada e não quero mais comer peixe depois disso.

Os eventos do filme se passam numa cidade litorânea, onde está havendo um grande festival de crustáceos. O que os moradores não sabiam, era que um pequeno parasita havia migrado para aquela parte da baía, e acabou sofrendo mutação devido a grande quantidade de hormônio de esterco que era jogado no mar por causa de uma fábrica de galinha.

O pior de tudo: esse parasita existe na realidade, e ele fica no lugar da língua do peixe, até que ele morra e logo em seguida, ele se alimenta das entranhas dele.

A junção de um parasita letal com um festival de crustáceo, você já sabe no que vai dar.

Eis que o parasita começa a se alimentar das estranhas de humanos que se alimentaram das comidas infectadas e o festival que antes era de crustáceo, se transformou em um festival de sangue. A cidade acaba ficando de quarentena, mas a repórter que está documentando o incidente decide ficar lá até o último instante.

É aquele tipo de filme que você fica com pena das pessoas, por que elas estão morrendo simplesmente por causa de um erro dos governantes. Onde já se viu jogar hormônio no mar?

Isso vale como um aviso para qualquer cidadão e governante. O filme é certamente de embrulhar a barriga e fazer você ficar enjoado só de pensar em peixe. Mas e aí, você sabe de onde vêm os peixes  do supermercado que você compra?

Imagem real do parasita, Pulga do Mar. Nunca mais comi peixe depois disso.



1 - Fenômenos Paranormais (Grave Encounters)




Para mim, Fenômenos Paranormais é o melhor filme de terror Found Footage já feito. E a sequência dele não deixou a desejar, pelo contrário, só fez eu ficar mais curiosa ainda com a história.

Um grupo de "caçadores de fantasmas" decidem realizar um episódio para o programa, num antigo hospício abandonado. Mas o único problema, é que eles não acreditam nessas coisas de fantasmas, o que faz eles ficarem brincando o tempo todo, dizendo que só o que importa é o dinheiro e audiência.

Se você já assistiu programas como Ghost Hunters, Fact or Faked, Hospícios Assombrados, deve saber que muitas pessoas acham que eles não passam de uma farsa. É o que acontece com o grupo do filme, eles são uma farsa, que se deparam com algo muito maior.

Hospícios são em si, lugares com uma carga de energia muito negativa. Imagina um hospício onde os pacientes eram maltratados, e os médicos faziam experiências com humanos. Pois é, amigos, a coisa era bem séria.

O mais interessante deste filme, é que a sequência trata o primeiro como se ele fosse realmente uma fita encontrada, o que dá aquele efeito de 'o filme dentro do filme'. Eu acho isso muito interessante.

Alguns dizem que ele é mórbido e clichê, eu já digo que ele me desperta um enorme interesse.

Uma curiosidade: o hospício do filme existe de verdade, e ele se chama Riverview Hospital.




Gostaram do post de hoje? Tanto Fenômenos Paranormais quanto The Bay estão na Netflix, então passem lá pra dar uma olhada! :D
Qual filme você têm mais curiosidade em ver? E qual já assistiu? Podem comentar!

Forte abraço. :)


Ps:. Não se esqueçam de lavar bem o peixe antes de fritar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©