segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Profissão Escritor(a)

Há alguns dias atrás, vim postando ainda mais coisas pessoais, e resolvi comentar também, a minha experiência como escritora/autora.

Alguns podem não saber, mas eu sou a autora do livro Hell, um suspense pós-apocalíptico que foi lançado ano passado. Nessa nova série de tópicos, irei mostrando algumas das surpresas e dificuldades que nós autores encontramos no decorrer do nosso trabalho.







O meu objetivo com este tópico, é ajudar novos escritores, e também tirar algumas dúvidas sobre do que realmente se trata a profissão de um escritor.

Bem, sem mais delongas, irei dizer como tudo começou, e como está sendo a minha experiência.


Como eu soube que queria ser escritora? 


Eu sempre fui uma pessoa criativa, mas a minha vontade de me tornar uma escritora não veio à tona. Eu sempre via a minha mãe escrevendo, e achava aquilo muito legal, assim eu comecei a seguir os passos dela.

Por outro lado, eu queria me tornar uma profissional em outras áreas, tais como médica, veterinária, e até advogada. Tais profissões são as que dão mais dinheiro rápido segundo a maioria das pessoas. Eu não queria desapontar a minha família, por isso sempre dizia que iria ser uma médica.

Com o tempo, fui começando a mudar os meus conceitos, e profissões como detetive e até astronauta (risos) entraram na minha lista. Com mais um pouco de tempo, eu queria a todo custo me tornar uma física de partículas, logo depois, bailarina - que já sou, mas poderia seguir para alguma escola em outro estado - e por fim, psicóloga.

Chegando aí, eu dei um stand by e liguei o botão do 'nem aí' para qual profissão eu deveria seguir. No segundo ano do ensino médio, passei para Sistemas de Informação na UFPB. Fiquei feliz.  Mas não era o que eu queria.

No ano seguinte eu estava tão ocupada com a formatura da turma que novamente liguei o botão 'nem aí' e não passei no Enem. (não sigam o meu exemplo)

Mas foi também no terceiro ano que eu comecei a escrever o meu primeiro livro. Livro este que veio a ser publicado no ano passado. Nesse período de tempo, eu chorei, sorri, gritei, mas minha mente estava sempre centrada em uma única coisa: me tornar escritora.

Depois do lançamento do livro, decidi que continuaria a minha carreira de autora. Mas então vieram as dificuldades, e como em todas as outras profissões, agora eu tinha que lidar com várias chatices.


"Ser escritor(a) não dá dinheiro"

Amigo(a), eu não preciso que o dinheiro caia do céu, muito menos que ele seja tudo em minha vida. Essa é a primeira coisa que te falam quando você finalmente decide fazer carreira de escritor. Quer uma dica? Não ligue. Sonhe cada vez mais alto, e não desista na primeira crítica. Pessoas assim vão tentar te deixar pra baixo, pra ver até onde você pode ir. Não se esqueça, a J.K Rowling não começou de cima.

"Você vai morar debaixo de uma ponte ou em um apartamento de um quarto."

Primeiro: debaixo da ponte só passam os carros.
Segundo: você não precisa dar satisfação do seu futuro para ninguém.

"Se não der certo você tenta outra coisa."

Se não der certo, você não desiste! Nem sempre você vai conseguir fazer sucesso na primeira tentativa. O segredo é não desanimar.

"Você deveria procurar algo que realmente te dê dinheiro."

Você deve procurar algo que te deixe satisfeito. Fazer um curso contra a sua vontade, só vai te tornar um profissional frustrado e que reclama da vida. Lembre-se, dinheiro não é tudo.

"Mas se dinheiro não é tudo, como você vai conseguir pagar suas contas?"

Caso você não queria somente ser um escritor, você pode fazer um curso específico, que se interesse. Letras é um curso que combina com a profissão de escritor, além de que você vai estar dominando e aprendendo ainda mais sobre a sua língua. Se você não quiser fazer Letras, faça um curso que você se dê bem e que goste. Grandes escritores também trabalham como engenheiros, professores, programadores e a lista continua.



"Autor pra mim, é aquele que vai pra Bienal." 

As pessoas não se cansam. Lembre a elas que um dia você irá, basta batalhar bastante e pegar as oportunidades certas.

"Ficar acordado escrevendo de madrugada não vai te levar à nada."

Digo por mim mesma, horário da madrugada é muito melhor que qualquer outro horário, pois é nele que as pessoas da sua família estão dormindo e tudo está calmo. No decorrer do dia, com os estresses da rotina e pessoas falando, fica bem mais complicado de trabalhar. Pergunte para qualquer pessoa. Quem não têm uma boa concentração, com certeza não vai conseguir escrever uma linha. Lembrando, é claro, de não passar dias e dias dormindo tarde demais, pois isso também atrapalha na criatividade de qualquer profissional. Tente falar com seus familiares que você também precisa de um pouco de sossego, um tempo para escrever e botar as ideias para fora. Não fique somente dormindo de madrugada, isso também não é bom, tanto para o seu desempenho, quanto para a sua saúde.

"Se você não tem carteira assinada, então não é considerado trabalho." 

Quando fazem esse comentário comigo, eu simplesmente já quero esganar a pessoa e esfregar o contrato da editora na cara dela. Se você recebe por um projeto que realizou, automaticamente, você está trabalhando, principalmente, quando você é contratado por alguma editora.



Diante de todas as adversidades, não desanime. Algumas pessoas vão gostar do seu trabalho, e outras vão tentar diminuir você. Isso acontece com qualquer tipo de profissão, então saiba que se você já recebe esses tipos de comentários, considere-se um autor.

É claro que em algum momento, você vai querer jogar tudo pro alto e desistir, mas não faça isso. Lembre-se que você tem várias oportunidades de crescer na vida, e nenhuma delas vai cair do céu pra você. Você precisa erguer a cabeça. Eu sei o quanto comentários negativos são chatos e te deixam pra baixo, pois eu mesma já recebi alguns comentários assim, mas não se esqueça que você tem uma quantia muito boa de pessoas que estão do seu lado.

Ser um autor não significa que você vai ser pobre, muito menos que na sua primeira tentativa vai conseguir ser famoso. Um best-seller leva tempo. Lembre-se que muitos dos best-sellers atuais demoraram um certo tempo para serem reconhecidos.

Ser autor é ter paciência, e principalmente determinação.

Eu sou uma autora, futuramente, serei professora, e me orgulho disso. Não importa se seus amigos te vejam como um saco de feno ao invés de um saco de ouro, saiba que quem constrói o seu futuro é Deus e você têm um propósito debaixo dos céus. Não se esqueça de agradecer a Ele pelas oportunidades e também pelas dificuldades, pois são elas que nos ensinam.

Algumas vezes você simplesmente não vai querer ligar o computador pra atualizar aquele capítulo, ou talvez vai achar que sua originalidade foi afetada, mas faça uma forcinha e tente escrever no mínimo uma frase. Isso tudo vai fazer uma grande diferença, mesmo que você não perceba.

Não passe muito tempo procrastinando o seu trabalho. Arregasse as mangas, mesmo que seja difícil.

Esteja ciente de que os dias difíceis virão, por isso você precisa estar psicologicamente preparado para uma carga de estresse nesses dias. Como em qualquer outro trabalho, você terá que lidar com situações boas e ruins, e isso não quer dizer que você está fazendo errado, mas pelo contrário. :D

Quando você começa a escrever histórias, você começa a eternizar a si mesmo. 



Bem, espero que tenham gostado. Esta nova série foi exclusivamente feita para ajudar todos os novos escritores, e aqueles que tem curiosidade de saber como é a rotina de um. Peço que, se você tiver qualquer dúvida ou queira perguntar algo, pergunte. Sua questão será abordada aqui no blog também! :D

Sintam-se livres para comentar e se possível avaliar.

Forte abraço! :)

Eu, me preparando para escrever.


Nenhum comentário:

Postar um comentário


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©