quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

(Resenha e Crítica) Scream [Primeira Temporada]

Sou suspeita a dizer que amo filmes e séries de Terror. Assisti Scream pela indicação de um colega escritor e uma amiga de infância, sem muitas expectativas. Mas posso dizer que me surpreendi bastante.


Enredo.


Scream - ou popularmente conhecido como, Pânico - se passa várias anos depois dos acontecimentos em Lakewood, onde o assassino Brandon James matou cinco jovens estudantes, deixando apenas um sobrevivente, usando uma máscara um tanto assustadora, devido a deformidade em sua face.

Isso fica relembrado na história da cidade como um massacre brutal, até mesmo depois da morte de Brandon.

Tudo começa com o vídeo íntimo da personagem Audrey Jensen parando na rede escolar da cidade. A pessoa que supostamente havia colocado o vídeo no Youtube, fora uma garota chamada Nina, que é o tipo Regina George de Meninas Malvadas. Nina entra em casa e percebe várias coisas suspeitas o que a levam a ficar encurralada e brutalmente morta por um assassino que dias depois, revela estar usando a mesma máscara de Brandon James.

Ou seja, pânico total na cidade. Especulações sobre Brandon James ter voltado para buscar sua vingança na cidade começam a aparecer e tudo gira em torno da personagem principal, Emma Duval.

O episódio piloto da série e recheado de muita nostalgia, como na cena em que Nina morre (e isso não é spoiler pois ela não dura nem quinze minutos atuando), relembra cenas clássicas onde o primeiro assassinato ocorre e o caos é plantado.

Ao decorrer dos episódios, somos apresentados a vários personagens, bons e muito ruins. Mas a trama principal é: quem é o assassino desta vez?

Não se deixa de especular que Brandon ainda esteja vivo, apesar de parecer quase impossível já que ele foi baleado pela polícia no dia quando fora finalmente encurralado. Mas talvez o legado dele possa ter passado pra outra pessoa.

Confesso que acabei pegando um spoiler maldito quando eu estava no meio da temporada, e acabei descobrindo antes do final quem era o assassino. Então querem uma dica? Não sejam curiosos como eu, e não fiquem procurando saber da série antes do tempo. Não é que tenha perdido a graça, mas eu vi que todas ações daquele personagem se mostravam mais suspeitas do que a dos outros.

Mas vamos falar um poucos dos personagens, para depois, eu falar um pouco do assassino original, Brandon James.


Personagens. 


Scream é recheado de personagens muito bons e também um pouco ruins. Vou traçar um perfil de cada um dos principais e vocês verão que como em todos os filmes de terror, há semelhança nas características psicológicas de cada um.

- Emma Duval: Personagem principal, tudo gira em torno dela. Até o assassino tem ligação direta com ela, sempre a observando e ameaçando matar mais amigos seus. (calma, isso tudo tem um motivo).

 - Audrey Jensen: A valentona. Bissexual. Talvez a mais interessante da trama toda.

 - Noah Foster: Meu personagem favorito. Nerd e Geek. Sarcástico e muito sagaz. De burro ele não tem nada.

  - Brooke Maddox: A patricinha. Ela era uma das seguidoras de Nina, ou seja, uma segunda Regina George que começa a se arrepender do que faz quando viu que seus amigos não paravam de morrer. É um pouco irritante, mas muito esperta.

  - Kieran Wilcox: O misterioso aluno novato. Ajuda todo mundo. Dá uma de bom moço. Se mudou para Lakewood após a morte da sua mãe.

  - Will Belmont: O valentão esperto. Joga no time de basquete. Gosta de uma encrenca e é bastante orgulhoso.

  - Jake Fitzgerald: O valentão otário. Ao contrário de Will ele é mais brincalhão, gosta de farras e na maioria das vezes age como um babaca.

 - Riley Marra: A Japinha. Inteligente. Nerd. Faz companhia a Noah e todos querem que eles fiquem juntos...

 - Piper Shawn: A jornalista podcaster da cidade. Amigável, mas sempre aparece nas horas erradas. Fazer o que, ela é jornalista...

 - Quinn Madoxx: Prefeito de Lakewood. Pai de Brooke.

- Margaret "Maggie" Duval: Mãe de Emma. Legista da cidade. Esconde muitos segredos envolvendo Brandon James.

- Xerife Clark Hudson: Xerife da cidade. Pai de Kieran Wilcox.



Crítica sobre os personagens. 

Bem, deu pra perceber que no quesito se encaixar em histórias de terror, Scream sai ganhando todas. Temos a mocinha, a patricinha, os valentões, os nerds e entre outros personagens clichês que fazem parte de um enredo bom.

Vou falar dos personagens que mais gostei, até os que eu menos gostei.

Emma (personagem principal), pra mim foi uma tentativa de recriar uma personagem feminina forte e teimosa, que em todas as ocasiões tenta fazer as coisas certas sozinha. Mas na maior parte das vezes ela é a quem mais sofre. Eu não gosto de personagens dramáticos, e Emma é de fato, uma personagem dramática.

Brooke teve um certo desenvolvimento. Passou de patricinha a moça arrependida no decorrer da temporada e pra mim isso foi um alívio. Confesso que em certas ocasiões queria que ela se tornasse mais uma vítima do assassino, mas minha opinião foi mudando com o tempo. Ela vale a pena.

Sobre Audrey, ela é a minha personagem feminina favorita, e acredito que a da maioria das pessoas que assistiram Scream. Apesar de esconder muitos segredos, que acredito eu, só serão revelados nesta segunda temporada cuja eu nem assisti, ela é muito forte. E ao contrário de Emma, ela não entrega os pontos fácil assim. Saber lidar com a morte de amigos queridos é um dom que poucos tem, mas posso dizer que Audrey é muito boa nisso. Aliás, alguém tinha que superar muito bem as coisas enquanto outros não superam.

Não tenho muito a falar sobre Will e Jake, pois eles foram bem babacas a série toda. E como se anda dizendo, um acerto não justifica vários erros. Eu não perdoo fácil assim e isso se refere exatamente a eles.

Sobre Kieran. Eu não gosto dele. E não é pelo fato dele ser o bom moço, novato e um pouco misterioso demais. E sim, pelo fato de quando ele vai falar alguma coisa, sempre parece que está escondendo outra.

Piper é muito boa. Eu realmente gosto dela, e aquela cara de desentendida. Ela é jornalista, então tem que ser muito curiosa e sagaz para tal. Se Noah não fosse meu personagem favorito, ela seria.

Então, falando de Noah, ele é sim o meu personagem favorito na série. O ator em si faz uma atuação incrível para o personagem e transforma ele em um cara simpático, que ao mesmo tempo sabe até demais. Afinal, todos escondem alguma coisa. Noah é o tipo de cara que faz referência a tudo. Ele ama filmes de terror, trabalha em uma loja de games e tem muitas figure actions. Mas não foi por isso que simpatizei com ele.

Noah tem muitos diálogos nos finais do episódio, diálogos bem profundos e interessantes. Parece até que a qualquer momento, ele vai parar e dizer: Hey, eu sou o assassino. Mas não. Ele é falso. E essa falsidade dele o transforma em uma pessoa muito esperta. Muitos incriminam ele de ser o assassino, mas nenhum tem coragem de tirar a máscara dele.

O fato dele ser o único cérebro disso tudo, o único que faz um perfil psicológico do assassino brincando, me fez gostar muito dele. E vale ressaltar que ele tem fascínio por serial killers, assim como eu (não se assustem).

Pois é, Noah. Eu também.

Sobre o resto dos personagens, eu não tenho muito o que comentar. O xerife é simpático e o prefeito tem muito a esconder, mas ambos são secundários. Agora, vamos falar do que realmente interessa. Brandon James.


Brandon James. Assassino ou Vítima?


Quando falamos em serial killers, não podemos esquecer que todos apresentam um certo nível de psicopatia ou distúrbios mentais.

Com Brandon não foi diferente. O garoto nasceu com uma deformidade na face, o que fez a família isolar ele por completo. O único que o apoiava era seu irmão, Troy James.

Brandon foi crescendo com a mentalidade de que ele era um monstro, e todos achavam isso. Foi então que ele conheceu Daisy, a sua vizinha com quem ele passou a desenvolver um interesse amoroso. Mas o legal disso tudo, é que Daisy não o via como um monstro.

Brandon enviava presentes para ela e ela escrevia várias cartas para ele. Até que Kevin Duval apareceu na vida de Daisy.

Um dos presentes, de Brandon, para Daisy. 

 Daisy se apaixonou por Kevin, e isso fez com que Brandon ficasse com muita raiva e ciúmes. No colégio, durante um baile de fantasia, Brandon fora convencer Daisy de que o relacionamento dela com Kevin não daria certo, - e de fato, não dava - porém, ao ver Brandon conversando com a namorada, Kevin deu uma baita surra nele, junto com vários colegas. 

Qual foi o próximo passo de Brandon? Matar todos aqueles que o humilharam. 

Durante o massacre, Kevin sobreviveu. Daisy chamou Brandon para uma conversa no píer à noite, para convencer ele de parar com os assassinatos. Kevin acabou descobrindo e chamou a polícia

Ao se encontrar com Daisy, Brandon é baleado pelas costas, caindo no lago e supostamente, morrendo. 

A breve história de Brandon é citada muitas vezes como se ele fosse inocente, algumas vezes serial killer. Mas seria ele mais uma vítima da sociedade? Ou seria ele mais um assassino obcecado pela garota com quem ele se apaixonou? 

Muitas coisas trazem à tona o passado de Brandon James, e algumas coisas eu não contei aqui pois acho melhor vocês descobrirem assistindo a série mesmo, como por exemplo: o paradeiro de Daisy e mais algumas coisas íntimas entre ela e Brandon. Bem, assistam pra saber. 


Sobre o enredo da série. 


A série é bem construída. O roteiro é muito bom e direcionado ao público juvenil e adulto. Vou citar algumas coisas que gostei e outras que não gostei. 

- O que gostei: 

Apesar de nos apresentar personagens bem diversos, a trama sabe muito bem aproveitar cada um deles, o que é um pouco difícil em séries desse tipo. Algumas séries focam muito nos personagens principais enquanto esquecem que existem histórias bem interessantes dos secundários e acabam fazendo com que a série fique desgastante. Como por exemplo, The Walking Dead. A série é focada em Rick e sua família, sobrevivendo o caos de um apocalipse zumbi, e a maior reclamação dessa nova temporada, no arco dos Salvadores e do terrível vilão, Negan, é que ninguém está sabendo aproveitar os personagens secundários ou quando aproveitam, acabam passando dos limites. 

Isso não é nem de longe, uma crítica ou reclamação, mas um alerta. 

Voltando para as partes positivas, gostei de como a série sabe esconder bem o assassino até o final. E apesar de ter levado um baita spoiler, quando eu descobri, nem perdeu a graça. 


- O que não gostei

Há uma série de mortes, claro, mas por que colocar uma em cima da outra? 

A quantidade de sofrimento e peso nos personagens me fez ficar um pouco entediada. Haviam horas em que eu simplesmente não aguentava mais tanta lamentação. E sim, houveram mortes desnecessárias, que só aconteceram pra o drama da personagem principal, Emma, aumentar ainda mais. Isso é fato. 

Outra coisa que não gostei, foi que a trama é muito bem trabalhada, mas eles não souberam a hora de revelar alguns segredos. De repente está tudo bem, mas do nada há algum segredo maldito que faz com que todo mundo entre em pânico de novo. É segredo atrás de segredo e todos parecem estar mentindo. Isso é, de fato, um ponto negativo. 

Se você souber colocar tudo em ordem, e saber revelar cada segredo na hora certa, não haveria tanta histeria e o drama seria amenizado. 


Série vs. Filme:


Confesso que só assisti o primeiro filme de Pânico, e posso dizer que a série se assemelha muito bem com o filme, mas não segue a mesma linha cronológica. São 4 filmes e acredito que todos são muito bons, mas se você bem quiser, pode assistir o primeiro - pois é clássico - e ir assistir a série sem problema. 

Algumas alterações foram feitas, é claro. Como a própria máscara do assassino. 

Máscara do filme. 

           

Máscara da série.


Como na própria série diz, a máscara foi totalmente adaptada para o rosto de Brandon James, por isso um olho maior, o outro menor, uma boca mais torta, o que não podemos encontrar na máscara do filme. Outra coisa muito interessante entre a série e o filme é: no filme não existe Brandon James. 

Ou seja, Brandon foi totalmente criado para a série, e eu achei isso muito legal, afinal, deu um toque a mais de curiosidade. Eu não sei vocês, mas eu acho muito mais interessante descobrir que o assassino foi um garoto deformado, que passou por várias cirurgias plásticas, e teve a máscara feita somente para ele, do que descobrir que ele era o namorado de uma garota que tinha suas próprias intenções pra matar e comprou a máscara em alguma loja de fantasias.

Neste quesito, pra mim, a série ganhou de lavada.




Conclusão e Nota:


Como eu havia dito, Scream foi pra mim, uma bela surpresa.

A série saiu em 2015 e e só agora eu pude dar uma chance a ela. Ela me surpreendeu em vários aspectos, pois, eu realmente pensava que a série se tratava de um bando de adolescentes fugindo de um serial killer novamente. Mas não é.

Podem assistir sem medo. É claro que a série tem vários 'jumpscares', mas nada que vá te matar do coração.

Não se preocupe, pois a série não gira em torno de um interesse romântico como em Teen Wolf e The Vampire Diares, nem ao menos é coberta de mistérios, como em Pretty Little Liars. Apesar de alguns pontos negativos, a série é equilibrada no geral, e pra quem gosta desse contexto serial killer, vai apreciar Scream mesmo que tenha referência a muitas coisas juvenis.

A série não é nem de longe, um Dexter da vida. Mas garante uma boa trama e um bom mistério. :)


Minha nota para a série: 9





Bem, este foi mais um post grandão e eu pretendo fazer isso novamente na segunda temporada de Scream, como também em outras séries que irei assistindo.
Mas preciso da opinião de vocês. Qual série vocês querem que tenha um post especial, bem grandão como este?

- Black Mirror.
- Stranger Things.
- Mr. Robot
- The OA.

Votem nos comentários, que irei assistir a série indicada e fazer um post bem legal. (Stranger Things eu já assisti).

Espero que tenham gostado, se possível avaliem, compartilhem para seus amigos e até a próxima!

Forte abraço. :D


Bons sonhos.



...mais?

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©