quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

(Indicação) Caixa de Pássaros. - Não abra os olhos.

O que você faria se tivesse visão e não pudesse abrir os olhos? O que você faria se todos a sua volta estivessem se matando somente por ter olhado pela janela?



Caixa de Pássaros tem uma narrativa muito interessante. A história se concentra em dois períodos: antes e durante todo o caos. Há um surto, Malorie e sua irmã estão em casa vendo TV. Malorie está grávida e não sabe o que deve fazer com a criança.

Quando todo o caos começa, Malorie foge e descobre uma casa cheia de pessoas, onde lá ela terá que saber lidar com todo o tipo de gente, desde o mais amigável, até o psicopata, enquanto deve enfrentar os medos de ser mãe em uma atmosfera caótica.

O segundo período da história, é quando Malorie já está sozinha com seus dois filhos, um garoto, e uma garota, e sai de casa - todos vendados - para procurar por um lugar que nem ela mesma tem certeza se existe. Vale salientar que Malorie nunca chama os filhos pelo nome, então eles são apresentados pra a gente como O Menino, e A Menina. No começo, você deve achar que Malorie é uma mãe horrorosa, fria e calculista, mas ela é muito mais do que isso.

Em um mundo onde você deve vendar os olhos para conseguir andar na rua, seguir os seus instintos e ensinar aos próximos da sua espécie a fazer o mesmo, é muito complicado e requer um pouco de sacrifício, ou seja, nada de carinhos e abraços.

Confesso que senti falta disso no livro. O afeto entre mãe e filhos é praticamente inexistente, e eu não digo isso como uma crítica. Se colocando no lugar da personagem você vai entender o que eu estou dizendo. 





Para andar nas ruas, pegar água no poço ou até respirar ar fresco, é preciso colocar vendas nos olhos e sair ás cegas, por isso o instinto fala mais alto e a audição é a única salvação de todos.

Mas a grande trama do livro, é: o que faz as pessoas cometerem suicídio somente por abrir os olhos? seria uma nova espécie de loucura, distúrbio neurológico? Seria alguma criatura? Algo sobrenatural? A única certeza é de que se você abrir os olhos, não tem volta, e não adianta fugir. Confesso que quase fiquei sem dormir, somente pensando sobre isso e fazendo teorias sobre tal.

Indico Caixa de Pássaros para quem gosta de ler um thriller arrepiante. O livro faz jus ao que promete, e o suspense está presente em cada página e em cada trecho. Ideal para quem gosta do gênero.

Outra coisa interessante, é que o livro tem uma relação muito bem trabalhada com o filme Fim dos Tempos (The Happening), de 2008. O enredo do filme lembra um pouco Caixa de Pássaros, onde um surto começa e as pessoas começam a se matar somente por respirar. Não importa como, se você  respirar, de alguma forma vai encontrar um jeito de se matar.

Cena do filme, onde os trabalhadores começam a pular dos prédios sem um motivo explicável.


Esse tipo de surto é talvez um dos mais misteriosos, e por isso que Caixa de Pássaros ganhou o meu respeito. Quem assistiu o filme, e gostou, com certeza vai simpatizar com o livro, que na minha opinião, o autor deve ter tirado algumas inspirações por ele.

Caixa de Pássaros é arrebatador, frio. Uma narrativa bem simples, porém, muito impactante.

E você? Já leu Caixa de Pássaros?

Se leu, deixe seu comentário, e se não leu, e gosta do gênero, então não perca tempo. Você não vai se arrepender de ler este livro maravilhoso.


...mais?

...um pouco mais?

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©